sexta-feira, 13 de junho de 2014

S. João de Braga # 1

Exultam os bracarenses e o coração pula de alegria. É o são João de Braga, a maior festa do Minho e o orgulho das gentes brácaras. As festas, de cariz municipal já desde o inicio do século XVI, continuam a ser ponto mais elevado do associativismo e das tradições autenticamente bracarenses. Por este tempo, Braga transforma-se numa aldeia minhota em ponto grande. Este momento do calendário é a imagem de marca da cidade líder da região mais festiva de Portugal. Por isso mesmo, não admira a dimensão alcançada pela sua principal festa, que vai chegar a afirmar-se como a maior romaria de Portugal e um fenómeno turístico singular, no derradeiro quartel do século XIX.
As festas de São João são sem dúvida  o maior evento anual de Braga com maior teor histórico e raízes mais desenvolvidas no perfil identitário da população.
Não restam dúvidas de que se trata das festividades públicas em honra de S. João Baptista mais antigas de Portugal, remontando ao inicio ao inicio da nossa nacionalidade.
Os quadros bíblicos do rio Este, as danças do Rei David e dos pastores, passando pela originalidade detida por qualquer romaria minhota na sua religiosidade, folclore, foguetes, iluminações, concertinas ou cantares ao desafio, confirmaram a superior genuinidade desta celebração comunitária bracarense.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário